domingo, 12 de dezembro de 2010

GESTÃO ESTRATÉGICA ( 2ª PARTE )

BENCHMARKING - PONTO DE REFERÊNCIA
A essência dessa ferramenta de gestão é aproveitar "a prática de referência" no mercado.
Se você reconhece que é referência em alguma competência ou atividade que existe em seu negócio, pode estudá-la e incorporar o conhecimento à sua organização.

Bemchmarking interno: é a comparação de práticas e desempenhos entre as áreas de uma organização: por exemplo, entre as unidades de negócio.
Benchmarking competitivo: é a comparação de indicadores e desempenhos de uma organização com seus competidores diretos.
Benchmarking funcional: comparação entre indicadores e desempenhos de uma organização e de vários outras organizações no mesmo ramo de negócios.
Benchmarking genérico: conparação entre indicadores e desempenhos de uma organização com organizações de ramos de negócios não relacionados para encontrar as melhores práticas genéricas.
  • Até que ponto somos bons no que fazemos?
  • Somos tão bom quanto os outros?
  • Como podemos melhorar?

MATRIZ PRODUTO X MERCADO

Essa ferramenta tem o objetivo de auxiliar o empreendedor a aumentar o volume de faturamento da sua empresa por meio das seguintes medidas:
  • Vender  mais produtos existentes aos clientes atuais;
  • Vender mais produtos existentes a clientes novos;
  • Vender produtos novos a clientes atuais;
  • Vender produtos novos a clientes novos.

PROGRAMA 5S (CINCO SENSOS)

Uma das feramentas de gestão mais úteis para empresas de todos os portes é o Programa 5S (5 Sensos). Diversas organizações no Brasil e no mundo j´´a implantaram o 5S como, como por exemplo, Ford, Petrobras, Brahma, Marcopolo, Azaléia e Fiat.  Para a aplicação a micro e pequenos empresários brasileiros, esse programa foi incorporado à grade educacio0nal do Sebrae.
A experiência mostra que, além da aplicação dos conceitos, ocorre uma mudança cultural entre as pessoas envolvidas. Cada uma delas é peça fundamental para melhorar o ambiente de trabalho, a saúde física e mental dos trabalhadores e o sistema de qualidade.

O compromisso individual e do grupo com a ordem, limpeza, o asseio e a autodisciplina são essenciais para o sucesso do programa.
DESCARTE (Seiri) Obs: separa o que é útil do inútil.

Esta etapa começa a partir de algumas perguntas que devem gerar reflexão sobre a situação atual.
  • Existem objetos guardados há muito tempo, que nunca foram utilizados, ou utilizados com frequência muito baixa?
  • Existem coisas desnecesseárias nesse ambiente?
  • Existem desperdícios que deveriam ser reduzidos ou eliminados?
Caso a resposta para uma ou ma\is questões seja afirmativa, será preciso separar e classificar os objetos e documentos entre úteis e inúteis.
O que for considerado desnecessário deve permanecer por tempo determinado em um local já pronto para o descarte.

1° Passo
O que é usado sempre: colocar próximo ao local de trabalho
2° Passo
O que é usado ocasionalmente: colocar um pouco afastado do local de trabalho.
3° Passo
O que é usado raramente, mas nescessário: colocar separado, em local determinado.


ORGANIZAÇÃO (Seiton) "identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar facilmente o que precisa.
Nesta fase deve-se:
  • Padronizar as nomeclaturas;
  • Usar rótulos e cores vivazs para identificar os objetos, seguindo um padrão;
  • Objetos diferentes em locais diferentes;
  • Expor visualomente os pontos críticos, tais como extintores de incêncio, locais de alta  voltagem, Partes de máquinas que exijam atenção;
  • Determinar o local de amarzenamento de cada objeto;
  • Não deixar objetos ou móveis no meio do caminho, atrapalhando a locomoção no local.

LIMPEZA (Seiso) "Manter um ambiente sempre limpo, eliminando as causas da sujeira e aprendendo a não sujar."
  • Satisfação dos colaboradores em trabalhar em um ambiente limpo.
  • Maior controle sobre o estado dos equipamentos e sua durabilidade.
  • Maior produtividade.

HIGIENE E SAÚDE (Seiketsu) " Manter um ambiente de trabalho favorável à saúde e à higiene- HIGIENE, SAÚDE, LIMPEZA E INTEGRIDADE."
Esta etapa busca: bom clima de trabalho, conforto e segurança, relações saudáveis de trabalho para que todos os setores da empresa sejam plenamente desenvolvidos.
Quem não  cuida bem de si tem grande dificuldade de oferecer soluções para a vida dos outros.


AUTODISCIPLINA (Shitsuke) " Fazer dessas atitudes, ou seja da metodologia, um hábito, transformando o programa 5S em um modo de vida."
Esta é a fase da aceitação e do comprometimento das equipes de trabalho. Este é o S mais complexo de todos, pois é quando as tarefas devem virar hábitos!
Dicas:
  • Realizar palestras buscando o ewsclarecimento de possíveis dúvidas sobre os 5S e sobre a importância da saúde de todos;
  • Elaborar normas que formalizem nas atividades a serem desempenhadas;
  • O empreendedor deve ser o exemplo da ação, caso contrário não terá inspiração para interniza-la;
  • Criar um ambiente onde todos se sintam a vontade para colocar sua criatividade emm ação;