segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

GESTÃO COMERCIAL 2ª PARTE

DEFINIÇÕES DE COMPRAS

  •  Compra de qualidade
Qualidade>Custo>Compra de qualidade

CONSTRUINDO O PLANO DE MARKETING

  1. AS DIRETRIZES DO PLANO DE MARKETING
  • Segmentação de mercado
  • Posicionamento de mercado
   2.  Os elementos estratégicos do plano de marketing
  • Produto
  • Preço
  • Praça
  • Promoção

AS DIRETRIZES DO PLANO DE MARKETING

  • Conceito
O plano de marketing é o documento em que as decisões estratégicas de marketing são devidamente formalizadas, visando à orientação permanente das ações de mercado a serem tomadas para a realização dos objetivos da empresa.

  • Fatores para sua construção
Segmentação>plano de marketing>posicionamento.

SEGMENTAÇÃO SÃO:

CRITÉRIOS: Geográfico> Demográfico> Psicográfico.

CONCEITOS: É o processo de dividir o mercado total em grupos com base na sua localização e outros critérios geográficos.
Envolve dividir o mercado com base em características da população.
Caracteriza-se por dividir o mercado com base em como as pessoas conduzem sua vida, incluindo suas atividades, interesses e opiniões.

SEGMENTOS: País, estado, cidade, região, microrregião e clima.
Idade, rendimento, sexo, tamanho da família, religião e escolaridade.
Comportamento, estilo de vida,personalidade, estrovertido, conservador, impulsivo, tímido, rude,etc.

  • Posicionamento
VANTAGEM COMPETITIVA -  ALCANCE COMPETITIVO
PREÇO - SINGULARIDADE

Alvo mais amplo> preço>liderança em custos>diferênciação
Alvo mais restrito> liderânça em custos focada>diferenciação focada.

ELEMENTOS ESTRATÉGICOS
  • Conceito
Os elementos estratégicos do plano de marketing são as definições da empresa para o produto, preço, praça e promoção.