quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

GESTÃO COMERCIAL 3ª PARTE

OS ELEMENTOS ESTRATÉGICOS DO PLANO DE MARKETING

 COMPOSTO DE MARKETING  4 Ps


OS ELEMENTOS ESTRATÉGICOS DO PLANO DE MARKETING
  • Princípio
O que vender? Por qual preço vender? Como vender? De que forma divulgar?
  • Definição
Características, disign, linha de produtos, embalagem, garantia de serviços.
Tabela de preços, descontos, forma de pagamento e crédito.
Configuração do ponto de venda, forma de distribuição e canais de venda.
Propaganda, publicidade, brindes e relações públicas.
  • Objetivo
Desenvolver benefícios, gerar valor, presença de mercado, comunicar vantagens.
Ex A Empresa tem que usar a marca para o produto, colocar um diferencial no produto.

COMPOSTO DE MARKETING 2Ps

  • Pessoas> Quem serão envolvidos? Qual o nível de qualificação necessário?
  • Processos> Como realizar o serviço? Quais recursos são necessários?

PRODUTO

Classificação:
  • Conveniência;
  • Comparação;
  • Especialidade;
  • Não procurados
Conviniência> Baixo envolvimento do consumidor> Compra frequente, com pouco planejamento e Comparação> Grande envolvimento do consumidor> Compra menos frequente, com muito planejamento e comparação.
Especialidade> Elevada preferência pelo produto> Compra compouca comparação e menor preocupação com o preço.
Não procurados> Baixo interesse pelo produto> Compra mediante reconhecimento das características e dos benefícios.

PREÇO ESTRATÉGIAS, VANTAGEM
  • Preço promocional> Oportunidade de compra a um valor inferior à média.
  • Preço psicológico> Solução de problemas importantes e recorrentes.
  • Preço segmentado> Acesso restrito por conta da exclusividade definida.
O Valor é representado pela importância que o consumidor dá ao benefício proposto pelo produto e serviço, enquanto o preço é o reconhecimento financeiro dessa importância percebida.