quinta-feira, 18 de novembro de 2010

GESTÃO DE PESSOAS - PARTE 2

DESENVOLVER  AS PESSOAS

5. Autodesenvolvimento

MANTER UM BOM AMBIENTE DE TRABALHO
  • Relacionamento interpessoal;
  • Satisfação no trabalho;
  • Trabalho em equipe;
  • Valorização e reconhecimento;
  • Comunicação.
LIDERANÇA EFICAZ

Quem são os lideres que você admira?
Quais São as características dessas pessoas?
Para ser um lider eficaz você precisa:
  • Questionar-se constantemente;
  • Ter visão de futuro;
  • Inspirar e desenvolver as pessoas;
  • Gerenciar o dia a dia da empresa;
  • Ter inteligência emocional;
  • Identifique seu nível de estresse;
  • Quando identificar que esta estressado, pare para refletir e veja se é possível redefinir prioridades;
  • Busque ter um estilo de vida equilibrado;
  • Tenha equilíbrio entre assumir novos desafios e dizer não para suas próprias idéias;
  • Tenha um objetivo pessoal claro e demonstre coragem para atingi-lo;
  •  Saiba comemorar suas pequenas conquistas, curta o momento, relaxe e seja feliz!
DESLIGAMENTO DE PESSOAS

A demissão de um funcionário é um dos processos mais difíce3is na gestão de pessoas e precisamos estar preparados para conduzir o processo.

Se você criou uma cultura de comunicação aberta, e cada um conhece seu papel e seu desempenho, a comunicação da demissão será mais tranquila.

DESLIGANDO PESSOAS
  1. Seja justo e tenha certeza de sua decisão;
  2. Proteja a informação e não deixe vazar;
  3. Evite o excesso de confiança e prepare-se para conduzir o processo;
  4. Escolha o local e ambiente corretos;
  5. Dê preferência ao começo da semana e início do dia;
  6. Se você for o superior imediato, conduza você mesmo;
  7. Chame o funcionário da forma correta;
  8. Seja educado e cordial; pensa que um dia você poderá estar no lugar dele.
  9. Vá direto ao ponto os motivos da demissão, e garanta que o funcionário não tenha surpresas e nem dúvidas quanto a decisão;
  10. Mostre segurança;
  11. Explique tudo, mas de forma breve, e agradeça pela contribuiçãoà empresa e coloque-se à di8sposição para apoiá-lo em um eventual processo de recolocação, mas não se comprometa com o que não possa cumprir;
  12. Nunca peça desculpas ou elogie em excesso;
  13. Permita que o funcionário retire suas coisas e se despeça dos colegas sem ser vigiado ou pressionando.
 Psicóloga: Adriana Scheschowistsch Horbatiuk
Mestrada em Administração e Recursos Humanos em Empresas.